Conheça a nossa história

Descubra nossa tragetória, filosofía e muito mais sobre a nossa instituição de ensino.

Juntos somos
mais fortes

No início, uma casa. Compartimentos transformados em salas de aula, salas que se tornaram uma conquista, um sonho realizado.

Assim, nascia a escola Sítio do Pica Pau Amarelo no ano de 2002, fruto de um projeto pessoal de sua fundadora, Sra. Jeane Matos, Diretora geral, que apaixonada por sua profissão, idealizou uma escola cujo âmago alicerçava-se em princípios familiares pautados em virtudes essenciais para a formação do ser humano, tais como a afetividade e o amor ao próximo, acreditando que esses princípios deveriam não ser ensinados de modo didático unicamente, mas intensamente vividos como prova de sua internalização, fomentando meios para experimentação e aprendizado à todos aqueles engajados no processo escolar, leia-se: escola, alunos e família, no intuito de que todos os integrantes dessa “teia” educacional sejam alcançados com a dádiva do conhecimento, da erudição e do ensino.

Jeane Matos Jeane Matos

Diretora Geral

“Acreditamos na educação como meio transformador da sociedade.”

Institucional

Enfim, uma nova filosofia adentrava-se às famílias e parceiros da escola. Como todo novo desafio, não foi um caminho fácil a ser trilhado: cultura de relacionamento, velhos paradigmas a serem vencidos, aproximação, interação. No entanto, determinação, amor ao trabalho, criatividade e muita dedicação sempre foram marcas do profissionalismo da instituição que em sua inquietude por qualidade sempre buscou vôos mais altos, diante disso, a escola crescia e pouco a pouco esta filosofia foi sendo vivenciada por toda comunidade escolar tornando-a uma forte característica da instituição, que se perdura.

No ano de 2008, mais precisamente no mês de fevereiro, a escola passa por um forte período de transição, um momento marcante com a inauguração do seu novo prédio. Renascia uma escola moderna e de grande arquitetura em área nobre, no coração da cidade, agora por nome de Colégio Monteiro Lobato, uma homenagem ao escritor pré-modernista autor da grande obra que intitulava antecedentemente o nome da escola, representando seu crescimento, evolução e afirmação. Anualmente, o colégio passou a receber títulos de mérito educacional em sua cidade de atuação, posicionando-se como uma forte referência, investindo em um seleto e experiente capital humano em sua interminável busca para melhoria da qualidade nas áreas que orbitam a educação, fazendo uso de cursos e atualizações periódicas somados a um material didático de alto nível e tecnologia para fins educacionais.

Esta intrínseca relação entre escola-família, estrategicamente planejada, que emerge desde contatos formais, palestras e reuniões, à inclusão em eventos e momentos de confraternização escolar, objetiva o bem estar não só do aluno, mas de toda sociedade escolar, para que da mesma maneira, sinta-se familiarizada, afim de que reconheça a si mesmo como uma importante e indispensável parte do processo educacional e nos reforcemos num único e comum objetivo: o bom e saudável desenvolvimento moral, intelectual, educacional e humano do nosso corpo discente.

Nossa missão

Promover uma educação de excelência, atualizada com as demandas da sociedade, estabelecendo um alto padrão de desenvolvimento acadêmico fortalecida pela grandeza humana para a composição de uma sociedade justa e sustentável.

Visão

Ser uma referência enquanto instituição educacional, com proposta e práticas pedagógicas inovadoras, contribuindo diretamente na formação de uma cidadania crítica, autônoma e consciente do seu papel na sociedade.

Nossa filosofia

Acreditamos na educação como meio transformador da sociedade, por ela, a condição do desenvolvimento de habilidades, competências e valores, tão imprescindíveis na formação do ser humano. É visando o futuro que nós, instrumentos da educação, devemos agir, criando condições e maneiras - em toda vivência acadêmica - para o alcance da autonomia e do senso crítico do aluno, características extremamente importantes diante das evoluções ocorrentes na sociedade, das inovações e mudanças de paradigmas deste mundo contemporâneo.

O ser humano enquanto discente, necessita de constantes inserções de cunho educativo em toda sua vida acadêmica, baseados em exemplos e valores que orbitem o seu cotidiano considerando suas percepções. Para que o abranger deste leque instrutivo tenha sua devida eficácia, desenvolvemos e estimulamos em nossa pedagogia escolar, projetos fundamentados no sóciointeracionismo, protagonizados por nosso corpo docente, alma de nossa instituição, e toda equipe de suporte pedagógico e administrativo, que utilizando de planejamento estratégico, atua nas diversas áreas comuns da vida do nosso alunado, contribuindo com excelência e de forma significativa para com o seu bom desenvolvimento.

A direção

Jeane Matos